O Crucifixo do Perdão foi apresentado no Congresso Mariano de Roma em 1904 a Sua Santidade São Pio X, pelo Eminente Cardeal Vivés, presidente do Congresso e obteve aprovação geral.
A inscrição histórica e sagrada sobre a figura cruciforme das conhecidas letras "INRI", que traduzido do latim significa Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus, no alto da Cabeça de Cristo (no crucifixo), como negação e impiedade à realeza de Jesus quando este foi crucificado: "JESUS NAZARENUS, REX JUDAEORUM", original do Golgota preservada, na Basilica da Santa Cruz de Jerusalém, que foi restaurada por Santa Helena, em 326, é exata a esta do Crucifixo do Perdão.
No verso do crucifixo, na parte transversal dos braços, está escrito: "PAI, PERDOA-OS"; Na parte vertical da cruz está escrito: "AQUI ESTÁ ESTE CORAÇÃO QUE TANTO AMOU OS HOMENS" (Frase que Jesus disse a Santa Margarida Maria de Alacoque quando lhe mostrou o Seu Santíssimo Coração), além de uma imagem do Sagrado Coração de Jesus que é exibido no centro. Abaixo, há uma insígnia como uma figura de Nossa Senhora coroada, há uma estrela, ocupando os pés da cruz, que era o lugar ocupado por Maria durante a crucificação de Jesus. Deste apoio, desde os pés pregados de seu Filho, ela chama cada alma e diz: "Não se esqueçam das dores de vossa Mãe, eu vos consolarei." O desespero murmura que é tarde demais, mas ela nos diz: "Entre tarde e tarde há um abismo. Olha todo o Sangue do meu Jesus, olha a minha devoção maternal por ti".
Esta cruz como sacramental é um canal de graça muito benéfico para a oração de reparação, intercessão e cura. Cada vez que a beijamos com amor, reparamos o Coração ferido e aflito de Jesus.
O objetivo é obter o perdão de Deus para os outros.
As indulgências a seguir foram declaradas sobre o crucifixo do perdão pelo papa São Pio X em 1905 e foram aprovadas para o perdão dos vivos e das Benditas almas do purgatório em 1907:
- Quem leva consigo o crucifixo do perdão, pode assim obter uma indulgência de 300 dias a cada dia;
- A quem beija com devoção o crucifixo, é obtida uma indulgência de 100 dias;
- Quem quer que diga uma das invocações a seguir diante deste crucifixo pode obter cada vez uma indulgência: "Pai nosso que estás nos céus, perdoa-nos as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores" e/ou "Peço à Bem Aventurada Virgem Maria que ore ao Senhor nosso Deus por mim.";
- Quem, habitualmente devoto deste crucifixo, cumprir as condições necessárias da Confissão e da Sagrada Comunhão, poderá obter uma indulgência plenária nas seguintes festas:
*Nas festas das Cinco Chagas de nosso Senhor (embora esta festa não seja celebrada em toda a Igreja, o Ofício e a Missa são considerados no anexo ao Breviário e ao Missal);
* NA Invenção/Descoberta da Santa Cruz(14 de setembro);
* NA Exaltação da Santa Cruz(3 de maio);
* Na festa da Imaculada Conceição (8 de dezembro);
* Nas Sete Dores da Virgem Maria Santíssima (15 de setembro).
- Quem, no momento da morte, fortificado com os sacramentos da Igreja, ou contrito de coração, na suposição de não poder recebê-los, beijar este crucifixo e pedir perdão a Deus por seus pecados e perdoar a seu próximo pode obter uma indulgência plenária;
Como se trata de uma devoção mais difundida na América do Norte, as inscrições no Crucifixo estão na lingua inglesa.
Madeleine Ateliê nasce do impulso em direcionar homens e mulheres à verdadeira fé católica através dos produtos que comercializa. Artigos Tradicionais, sendo fabricante de véus, contém também escapulários, cadeias medalhas, terços e alguns livros piedosos. Nosso apostolado é obra da Virgem maria que nos dirige e acompanha. Salve Maria Puríssima!